domingo, 24 de março de 2013

Dica de viagem: Veneza

Hoje estou numa felicidade imensa mesmo. Por que? Porque eu fiz esse blog com a intenção de publicar um pouco sobre mim, e como já sabem, sobre livros, fotografia e tudo o que eu realmente gosto, e aí eu vejo que as pessoas sentem "em casa" aqui e isso me deixa feliz, saber que eu sou eu e sem mentiras, sem coisas escondidas, as pessoas gostam.

<!–more–>
É assim que deve ser, sempre! Nada melhor que ser mesmo e receber boas coisas em troca, porque nesse mundo tão louco até você ser você mesmo dá problemas. Mas ainda bem que isso não aconteceu comigo e espero não acontecer com ninguém!
Seja você mesmo! Ser o que não é dá problemas até pra você mesmo, você se sente mal vendo que algo está errado. E aí você se engana. Por isso acorde feliz, desfrute das coisas boas, sorria, ouça aquela música que ama bem alto, fale a verdade (cuidado pra não magoar ninguém, viu?) e conheça lugares novos, e pessoas também. Seja feliz. Seja você.


Veneza
 Eu vou sempre postar lugares que eu gostaria de ir ou que já fui. É uma maneira de me informar e passar essa informação pra vocês.
Hoje vou falar um pouco sobre um lugar que eu gostaria muito de ir.
Além de lindo, tem uma história fantástica. Não, não é Londres! Hahahah mas eu prometo que posto sobre aqui no blog logo logo.
Esse lugar é VENEZA! E Veneza me atrai e não sei porque. Será por que ela tem 118 ilhotas balhanhas por pequenos canais? Com mais 400 pontes? Será?

Com as invasões bárbaras, durante o século V e VI, quando os habitantes povoados de Vêneto e de regiões próximas eram forçados a fugir, inclusive para essas pequenas ilhas. Novas comunidades começaram a crescer, e por volta do século X, Veneza já tinha uma força comercial que começou a se espalhar pelo Mediterrâneo, conquistando os territórios que se estendem até a Grécia (ou seja, invejinha deles). Esse tal poder proporcionou, consequentemente, o desevolvimento cultural e arquitetônico da cidade, que transformaria no museu ao ar livre (olha que lindo, cara) romântico em um nível quase inacreditável e que atrai muita, mas muuita gente. E é claro no verão é difícil de não ter aquela multidão de turistas e escapar de filas e congestionamento na cidade. Ou melhor, Veneza é Veneza.
Agora imagine: Veneza + um companheiro + câmera = INESQUECÍVEL


Mas aí você se pergunta: Como conhecer lá? A pé? De carro? Vou esclarecer as duvidas, keep calm and love Veneza, meu povo!

Como circular:
A melhor e saudável forma é a pé, mantém uma boa forma física, te faz ser saudável e nada de carros, além de poluir o ar, eles te fazem ser sedentários. E aqui no 500 Cliques ninguém é sedentário, me ouviram?
E claro, melhor a pé pois você vai conhecer as ruelas e canais da cidade, parar um instante ali, tirar foto aqui... E assim vai. No entanto, se quiserem saber alguma espécie de transporte público, é o vaporetto. É tipo um ônibus-barco. Não é igual aos daqui, é mais aconchegante, organizado.

 
Vaporetto
 Se quer pecorrer o Grand Canal (foto acima) pegue a linha 1. Se quiser conhecer os distritos de Torcello, Murano e Burano, pegue as linhas LN, 41 e 42. Os tiquetes são vendidos em máquinas automáticas ou dentro dos próprios transportes públicos. E um plus: Se o seu hotel não oferece serviço translado (ou seja, de transportes) e quer fazer muitas viagens, pense em pegar bilhetes para 12, 24, 48 e 72 horas, pra que você tenha nas mãos como andar sem se preocupar com o próximo dia.

 
Traghetto
 Mas se quiser desfrutar dos mais tops, vá de táxis aquáticos. Eles vão direto ao aeroporto. E para atravessar o Grand Canal das áres longe das poucas pontes disponíveis, utilize o traghetto, uma gôndola pública. Custa pouco e o desembarque é feito em píeres demarcados.


Uma opção bem mais cara, mas rápida e conveniente, são os táxis aquáticos, que vão direto ao aeroporto.
Para atravessar o Grand Canal nas áreas longe das poucas pontes disponíveis, utilize o traghetto, uma gôndola pública. Custa apenas alguns poucos centavos de euro e o embarque e desembarque é feito em píeres demarcados.

Assim como no Brasil tem o Cristo Redentor, Recife com seu centro cultural (muito lindo, por sinal!), São Paulo com suas praças com muitas histórias, lá em Veneza também tem AQUELES lugares que são de tirar o folêgo.
Entre eles, estão:
- Accademia , o Ca'Rezzonico,
- o Peggy Guggenheim ou o Punta della Dogana.
- Piazza San Marco - Maravilhosa basílica
- Palazzo Ducale - Elegante edifício dos poderosos da República Veneziana
- Dorsoduro
- Murano
- Burano
- San Giorgio Maggiore
ps: os 4 últimos são ótimos passeios a pé.

Onde ficar:
Eu aqui toda feliz pesquisando sobre Veneza, sonhando com minha viagem para, e aí me deparei lendo: "Os quartos em Veneza são bem caros". Tudo é perfeito, no entanto, o preçinho dos quartos, não. MAS não desanime! Opte por pensão ou um palacete. Os melhoes estabelecimento disponibilizam embarcações que farão a ponte entre a estação ferroviária, estacionamento ou o aeroporto. Para aqueles que não tem todo o money do mundo, opte ficar em hotéis no entorno da estação, nos bairros de Santa Croce e Cannareggio. Isso evitará que você fique andando com a bagagem pra lá e pra cá.


O que comer:
O que acha de um lanchinho rápido? (Por favor, em Veneza não pensem em Mc Donald's! Eles tem os melhores lanches rápidos e melhores sobremesas. Deixe o MC pra depois) Que tal uma pizza al taglio ou as tapas italianas? Ou um jantar mais romântico? Um sorvete? Veneza tem tudo! É claro que vai ficar bem mais caro porque somos turistas, mas nada melhor que gastar aquele dinheiro que tanto gastou pra realizar seu sonho.
As melhores casas são o Harry's Bar e o Caffè Florian, que são famosos por oferecer receitas impecáveis, como chcolate quente (vou pra lá agora!) mas aí quando a conta chega...
Seja como for, não deixe de experimentar as clássicas como risotos risi e bisi e nero, sarde in saor (escabeche de sardinha) e o antipasti veneziano (traz azeitonas, anchovas marinadas e outros frutos do mar como caranguejo).
  • Italiano
  • Euro
  • Não é necessário.
  • Para entrar na Itália, nenhuma vacina é obrigatória.
De maneira geral, a primavera (março a junho) e o outono (setembro a novembro) são agradáveis, com temperaturas moderadas. Consulte a previsão do tempo sempre. Uma boa ideia é quando se planeja uma viagem, especialmente no caso de Veneza. O motivo resulta de uma combinação de fatores: fortes chuvas, oscilação das marés, a estrutura peculiar da cidade, o aquecimento global etc. No primeiro semestre acontece o célebre Carnaval de Veneza.






 E aí, o que acharam? Gostaram de saber de Veneza? É uma cidade linda, e deve ser visitada, sem dúvidas.
Eu mesma sempre tive vontade de ir e agora a vontade aumentou.
Veneza é perfeita. Todos devem ir, e não se esqueçam da câmera!!







Até mais!
beijos beijos.
Não se esqueçam das sugestões, alright?

2 comentários:

  1. Meu sonho conhecer o mundo, fazer um tour pela Europa, conhecer Veneza *-* Seria tudo! Amei seu blog Xará, seguindo para não perder nadinha (:

    http://agarotadochapeuvermelho.blogspot.com.br/

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  2. Sério? O meu também! Londres que me espere, não é xará? hahaha. Na verdade, quero a Europa toda! <3

    Certo, farei o mesmo contigo, não vou perder nadinha =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir