sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Livros que você não consegue parar de ler até terminar



Miles é um adolescente diferente. Há meninos que gostam de 
futebol, tocar guitarra, surfar ou jogar video-game. Miles gosta das 
últimas palavras. É fissurado. E cansado da vida monótona, vai 
estudar num colégio interno, o Culver Greek, onde procura o seu
"Grande Talvez" e é onde conhece Coronel e Alasca. Duas pessoas
as quais vão se tornar a base para uma forte amizade. Nada melhor
que personalidades diferentes num mesmo lugar onde (não digo 
onde tudo pode acontecer) mas é apenas pistas que não são pistas,
mistérios que não são mistérios e palavras que não são as últimas.
Os personagens perguntam quem foi/é Alasca, e eu pergunto, 
Quem é você, Alasca? 


O livro se baseia numa metáfora, simples. Quem gosta de história vai
amar Revolução dos Bichos. A história ocorre na Granja dos Bichos, cujo proprietário é o Sr. Jones. Cansados de tanta exploração, muito trabalho e pouco reconhecimento, os bichos tomam uma iniciativa e formam uma reunião para exterminar essa relação entre os explorados e os exploradores. Então, o Major determinou haveria a revolução dos bichos, todos os animais da granja iriam se reunir 
para irem lutar contra os proprietários da granja. A revolta 
acontece e os amigos que eram amigos, tornam-se inimigos. A união
torna-se escassa e a metáfora começa a aparecer: Stálin x Trotski.

domingo, 15 de dezembro de 2013

De volta para 1994

Estou aqui novamente e com mais coisas pra contar, afinal as novidades e o que eu pensei em fazer aqui no blog não pararam enquanto eu estava com tudo nos estudos. Enfim, hoje eu vou falar sobre... tudo. Artes, música, poesia, críticas e tudo sobre 1994. É, isso mesmo, há exatamente 19 anos atrás num colégio 'x' de Recife, um grupo de alunos estavam se organizando para criar o jornal do colégio. O jornalzinho se compõe de tais categorias: artes, cinema, esportes, "comentando", música, textos, "olho indiscreto" (...)
O que mais me incentivou pra criar esse post é que, além de gostar muito (na verdade, amo) de coisas antigas e que nos remete ao presente, são relatos que servem pros dias atuais, que vivemos e parece que são novos, mas não são. 
Gosto de coisas antigas porque tem história, tem algo pra contar. Relatos que te faz voltar no tempo mesmo sem ter vivido aquela história. 
Espero que gostem, vocês não sabem como estou feliz de fazer esse post, é um daqueles que vou dizer: é importante você ler. Então, que tal viajarmos para 1994 com os pés em 2013? 
(para isso, com os documentos antigos que minha avó me deu -presentão!- vou digitar esse post e trazer um pouco da história pra vocês. Nada de rainha Elizabeth, Napoleão, Hittler...)


De 1994 para 2013.


Não tinham face e não precisavam dizer que amavam o Kurt (ou dizer que amavam pra se "enturmar") eles só gostavam e curtiam, e para isso, fizeram marcar a morte do astro do rock por meio do jornal do colégio. Boa iniciativa, meninos. 

Marcelo e Bárbara... Será que são namorados hoje? Ou são amigos? Ou não se encontraram ainda depois do colégio? Mistério. Júlio, Júlio... (ainda bem que não é o meu namorado rs) que coisa feia, hein? 

Chico Science que fez e faz maior sucesso. É incrível como bons artistas não deixam de ser bons ou esquecidos ao longo do tempo. É bom saber disso.  

   Agora sim chegamos na parte que eu queria. Críticas. Dessa vez são as escolas particulares. Por que salas cheias? Por que enaltecer o nome da instituição mas não dos alunos? Por que notas e não aprendizados? Está aí um problema não só dos tempos passados, mas dos atuais, afinal pra que tanta fama? Alguns colégios são como empresas, contratam, despedem, suspendem, julgam... Mas e onde fica os estudantes e seus aprendizados? E o valor do professor? 

Esse "pessoal das antiga" tem fama por ter um bagagem cultural imensa, mas cada vez me impressiono mais. Artistas como Eddie são valorizados desde desse tempo. E o Batman, até hoje, fazendo sucesso, e não é novidade. 

Será que a não valorização de um profissional, como o professor, é um problema atual? Será que por motivos inúteis eles são deixados de lado? É uma realidade que não vem de hoje e que temos que acabar. Minha intenção aqui é mostrar que tudo o que vivemos já foi vivido e tudo o que fazemos é um espelho do passado. Não valorizar o professor é não valorizar a educação. Se o professor for valorizado, o ensino tende a aumentar e não vamos ter aquelas estimativas de que o Brasil ainda tem mais pessoas que não sabem ler do que alfabetizadas. "O conhecimento e o saber estão virando bens de consumo", porque, já vimos, é melhor valorizar a estrutura de uma instituição de ensino do que o ensino da mesma. Professores, lutem pelos seus direitos, porque como diz nosso autor do texto "SEM PAIXÃO E SEM COMPROMISSO e uma MUDANÇA social, um curso é só um curso e um emprego torna-se apenas um emprego".
O número de trabalhadores vem aumentando, é claro, mas não deixamos esquecer da industrialização, que transformou o trabalho braçal em uma coisa monótona devido ás máquinas. É necessário que haja, sim, uma interligação entre a tecnologia e as pessoas, afinal se não fosse a mente humana do que seriam as máquinas? 

E pra finalizar esse post cheio de história, mostro aqui a poeta, Gabriela, que com seu poema "Gosto de você" vai nos mostrar que o amor também é "desejar estar sempre ao lado", "querer", "sofrer", "é como a luz do sol". 

Espero que tenham gostado dessa viagem meio louca que fiz com vocês. É pequena mas interessante. É voltar no tempo sem sair do lugar, só apenas um clique. Espero que tenham gostado, de verdade, e que deem mais 1, 2, 3, 4... 500 cliques (que clichê intencional rs) nessa postagem. E quem sabe eu não faça mais posts como esse? Me senti realizada por compartilhar algo que eu tenho um imenso apreço. Adorei, adorei. 

*Embacei o sobrenome dos alunos, para preservar a imagem deles.

Até mais, gente <3


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Você faz aniversário no mesmo dia de qual personagem?

Em clima natalino, festas, felicidade e comemoração, aí vai a pergunta:
Você faz aniversário no mesmo dia de qual personagem?  Bom, lá vou eu com mais novidades. 














Eu faço no mesmo dia que Donna Martin :) e vocês? Publiquem aqui suas respostas, estou curiosa pra saber (ainda mais quem faz no dia de Voldemort haha)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

De um look a outro #3

Olá meus leitores, vocês se lembram de mim ainda? espero que sim. Cá estou eu depois de muito tempo fora. E eu tenho motivos para. Estou estudando muito, de verdade, me empenhando cada vez mais, afinal essa é a reta final: ou eu mostro bonito ou eu fico navegando. Vamos ao que nos interessa?
No último post falei da Camila, a qual mora fora do país, desenha muitíssimo bem e tem uma simpatia de dar inveja. Hoje é o último dia de De um look a outro, INFELIZMENTE. Gostei tanto da ideia que pretendo continuar, mas por enquanto é só isso, galera, POR ENQUANTO. Já estou pensando em novos projetos como esse, mas a categoria vai ser diferente, porque assuntos repetitivos enjoa, não é mesmo? 
Na terceira (e última ): ) parte da mini-série vou terminar com chave de ouro (literalmente): dessa vez é a Allana, a qual me inspirou para a série. Eu seguia primeiro ela, depois a Mariana e por fim a Camila. Allana desenha SUPER bem. Ela me encantou a partir do momento que eu comecei a segui-la. Desenha super bem, muito simpática, e fala três línguas. Invejinha boa de você, Giroine :( Hahaha 
One, two, three and let's go para entrevista? Vamos!! 

#3 Allana Giroine 

Idade: 16
Estado: Pernambuco
Instagram: @allanainwonderland
Blog: itsallanagiroine.blogspot.com


1. Há quanto tempo você desenha? 
Desenho desde bem pequena, mais comecei a me interessar de verdade aos 12 anos e desde então, vou praticando cada dia e tentando melhorar :)

2. Quem/o que ajudou você a descobrir essa sua facilidade por desenhar looks? 
Eu sempre fui viciada em revistas de moda, no Brasil era a revista Capricho. E aqui na Espanha comecei a me viciar na revista Glamour (algum dia desses vou postar minha coleção delas kkkk) E bem, comecei a tentar desenhar os outfits que encontrava legais, e deu nisso kkk

3. Quem te inspira? E por que? 
Atualmente encontro inspiração em três ilustradores de moda: Hayden WilliamsBrooke Hagel e Brittany Fuson. Fui aprendendo analisando as ilustrações deles, questão de sombras, cabelo, pequenos detalhes que realmente fizeram diferença nas minhas :)

4. O que pretende cursar na faculdade? 
Sem duvida, design de moda :)

5. Antes de desenhar, pensa em alguma música? Ou algum personagem do livro que te inspirou? 
Na verdade, qualquer coisa pode me inspirar, tanto faz uma musica, um livro, um filme ou até mesmo uma foto...

6. Quais/qual banda te ajuda quando vai você desenhar? 
Música em geral me ajuda a relaxar enquanto eu desenho, costumo colocar ela baixinha. Mas ultimamente me deu por escutar Ed Sheeran e Bob Marley desenhando, são musicas tranquilas e as letras estão começando a me inspirar :D

7. Prefere lugares calmos ou agitados quando desenha alguma look mais difícil? E por que? 
Lugares calmos! É melhor, você esta tranquila, não tem barulho e você não tem muita distração :) Gosto muito de desenhar no meu quarto, e de noite <3

8. Qual palavra representa você e seus looks? 
Você me pegou Nath, não faço ideia kkk Nao sei exatamente te dizer, minhas ilustrações são uma mistura de tudo e um pouco mais. Elas são estilizadas, elegantes, mais além de tudo são muito fofas, eu sempre achei que elas eram fofas :) Mas não sei que palavra escolher! (Me ajuda)

9. Como se vê no futuro? 
Me vejo estudando design, desenhando bloggers, vendendo algumas das minhas ilustraçoes e ganhando pouco a pouco um pequeno reconhecimento.

10. Prefere deixar seus looks no papel ou colocá-los em muitas modelos? No futuro, permaneceria no Brasil ou iria pra outro país? E qual? 
Meu sonho é chegar a ser uma designer, quero que tudo o que faço agora algum dia se torne real :3 
Na verdade eu já moro fora do Brasil, moro na Espanha kkk Mais no futuro quero viajar bastante, morar em alguma das capitais da moda, ando pensando na Itália...

Nathália B.: Gente, foi esse vestido que eu fiquei APAIXONADA! Adivinhem o por que? <3

 Allana: Esse é um dos meus desenhos favoritos até hoje, desenhei por primeira vez a blogger Chiara Ferragni, e ela deu like no instagram, e assim foi como eu comecei a receber mais visitas e apoio. Esse desenho é o começo de tudo!


Allana: Amei desenhar este! Adoro os spikes da jaqueta, as luvinhas e o penteado :)


Allana: Não sei exatamente porque gosto tanto deste, mais eu gosto! Acho que é por causa do macacão, e porque o amarelo resalta, sei lá kkk


Allana: Fiz este para um concurso do instagram da Mariana Pinho, e depois de olhar muito pra ele acabei gostando :) Eu amei as cores e achei que ficou bem fofo, o cabelo rosa, a xícara de te e as botinhas são o que mais gosto ^^


Allana: Comecei esboçando uns vestidos de festa e acabou assim, amo as cores e a 'renda' :D

Já estão preparados para dar um bye à mini-série? :( Eu estou me despedindo e já estou sentindo falta. Foi um dos projetos mais interessantes que já fiz aqui no 500 Cliques, o qual me deparei com pessoas simpáticas e inteligentes, que não basta a pouca idade e já tem uma criatividade de gente grande. Eu só queria agradecer pela disposição, educação e simpatia que essas meninas foram comigo. Muito obrigada Allana, Camila e Mariana, obrigada por constituir esse projeto que foi lindo e deu um resultado bastante plausível. Obrigada! Já estou com saudades </3